Você consegue nomear esses icônicos programas de TV dos anos 60 e 70 a partir de uma imagem?

Por: J. Scott Wilson

Este programa durou 17 temporadas e fez a transição da TV preto e branco para a colorida. Ao longo de seu curso, seis cães diferentes fizeram este papel.

Este faroeste estupendamente popular, liderado por Lorne Greene, conseguiu comentar muitas questões sociais dos dias modernos enquanto mostrava um monte de histórias bobas. No seu decorrer, ela tratou de racismo em diferentes formas, falhas do governo, direitos das mulheres e muitos outros tópicos.

Good Times inovou em televisão ao mostrar uma família negra trabalhadora, lidando com questões e turbulências do dia-a-dia. Não era um programa 'de negros', mas sim um seriado cômico familiar onde, por coincidência, o elenco era quase todo Afro-Americano.

O divórcio estava recém deixando de ser tabu quando o "The Brady Bunch" foi lançado, trazendo não só o divórcio mas uma família mista à tona. Desde futebol até aulas de direção, o programa abordou sobre cada aspecto hilário de criar os filhos e a vida familiar.

Norman Lear continuou cronicando a vida Americana em um seriado com os "The Jeffersons." O casal, apresentado como os vizinhos de Archie Bunker, tiveram sucesso durante anos.

O "Captain Kangaroo" de Bob Keeshan foi o rei dos programas para crianças e ficou em cena por quase três décadas. Keeshan vestiu o terno do Captain mais de 9.000 vezes ao longo do programa.

Uma coisa que está faltando na maioria dos programas de hoje é a música tema que pegue. A música de A Família Buscapé ainda é uma das músicas mais reconhecidas.

"Hee Haw" foi um programa de variedades para a população burguesa de fãs de música country. Com um elenco da casa incluindo o legendário Roy Clark, humor improvisado que vira notícia no dia seguinte e todos que foram alguma coisa na música country estrelando, era como um "Saturday Night Live" com banjos.

Robin Williams estourou na consciência do público com este seriado, que mal continha sua energia maníaca. As coisas ficaram ainda mais malucas quando Jonathan Winters apareceu como filho de Mork and Mindy.

Anos antes de Larry Hagman estrelar as cenas como J.R. Ewing em "Dallas," ele foi casado com Jeannie. Entre gerenciar os pontos fracos dela e mantê-la escondida, ele raramente teve um momento de paz.

Redd Foxx já era um legendário (e desbocado) comediante quando este programa começou. Com uma mistura de sensibilidade urbana e a comédia física, ela foi transmitida por cinco temporadas na NBC.

Os seriados de espionagem estavam no auge nos anos 60 e 70, com as tensões da Guerra Fria alimentando as histórias. Foi perfeito para paródias, e Maxwell Smart de Don Adams foi o gerador de gargalhadas necessário.

Ao contrário das conversas altamente respeitosas e dos programas de variedades de hoje, "The Dean Martin Show" fazia tudo em um bloco, com Martin adotando seu estilo largadão e levemente embriagado. No entanto, seu copo de bebida em suas mãos eram quase sempre preenchidos com suco de maçã e não licor.

Um fato engraçado para você: Oscar, ou Gugu, era originalmente laranja, não verde! Se você procurar por vídeos online poderá ver sua primeira aparição em "I Love Trash" em um laranja brilhante.

"Monty Python's Flying Circus" deve ser a melhor coleção de talentos cômicos na história da TV, e se tornou ainda mais popular neste lado do Atlântico que na própria Grã Bretanha. O programa, uma mistura inspirada de palhaçada, humor político e comentário social, gerou uma série de filmes.

Durante seis temporadas, Eddy Albert, Eva Gabor e Arnold O Porco usaram a escola da comédia de situação para gargalhadas com gosto de campo. Eles ainda tinham bons resultados quando o seriado foi cancelado, mas a CBS estava sob muita pressão para ter programas 'mais urbanos', então muitos programas com temátia rural foram cancelados.

Mike Connors e seu maxilar esculpido fizeram o personagem principal deste suspense policial. Surpreendentemente, durou oito temporadas, e abriu portas para outros programas policiais.

Benny Hill era o velho tio indecente de todos, mas ele conseguiu um programa de tv. Cada episódio misturava sexo, palhaçada, safadeza sexual e um pouco de humor político jogado de uma forma boa.

Por uns surpreendentes 20 anos, de 1955 a 1975, "Gunsmoke" tomou conta da TV do oeste. Ganhou uma penca de Emmys, e ainda é assistida e distribuída em sindicação .

Este programa foi uma comédia de morais e decência. Abraça a essência dos anos 70, com um velho proprietário determinado a se livrar do que ele acreditava ser um apartamento cheio de filhinhos de papai.

Este programa fez para os programas policiais o que o "Get Smart" fez para os de espionagem. Por 8 temporadas, ele nos apresentou ao inesquecível personagem Det. Fish (Abe Vigoda), que é um dos mais amados memes da internet.

Iniciado em 1960, "My Three Sons" ainda estava com os 'pés' nos valores salutares das tv dos anos 50. Durante 12 anos evoluiu consideravelmente, lidando com questões sociais em mudança conforme os três filhos cresciam.

"As Panteras" foi um estouro para as audiências, com um elenco de mulheres muito sexies. A rotatividade dos membros do elenco (especialmente com a partida repentina de Farrah Fawcett) fez fãs sumirem, e com isso, não durou muito tempo.

Quando Andy Griffith decidiu deixar seu programa, os personagens secundários ficaram para criar este derivado. Andy fez aparições como convidado, mas o show durou somente três temporadas.

"Guerra, sombra e água fresca" fez piada com os Nasistas ao longo de suas diversas temporadas. Infindáveis tentativas de fuga e um comandante de campo sem noção alguma tornou uma cena cômica muito rica.

Se você caminhasse por qualquer pátio de escola primária da metade dos anos 70, você veria garotos correndo vagarosamente fazendo um barulho estranho "doo-doo-doo". Eles não eram estranhos, eles estavam apenas sendo o Six Million Dollar Man!

Não deveria ser surpresa que o mesmo homem foi responsável por este programa, "A Família Buscapé" e " O Fazendeiro de Asfalto." O gênero todo desapareceu na metade dos anos 70 com a tendência dos programas mais urbanos.

"Laverne and Shirley" surgiu do "Happy Days" e teve anos de sucesso. Penny Marshall (Laverne) é agora um dos mais renomados diretores de Hollywood.

Nós realmente gostávamos de Sally Field como a Irmã Bertrille, que conseguia voar graças a sua corneta engomada e sua forma alinhada. O programa aconteceu por três temporadas, mas nunca alcançou o top 30 da Nielsen.

Após o sucesso de seu programa com Ricky, Lucy conseguiu seu próprio seriado. Teve seis temporadas, mas nunca conseguiu classificação ou fãs como o original.

Ante de pegar "Os Embalos de Sábado à Noite", John Travolta foi apenas mais um dos Sweathogs do Mr. Kotter neste programa clássico. A música tema, "Welcome Back," teve uma segunda vida em inúmeros sets de filmagens em NY.

O criador de "Dragnet", Jack Webb, era também responsável por este programa policial, que seguia dois policiais responsáveis pela unidade policial principal. Era muito um suspense policial bem direto, sem muito drama pessoal ou histórias paralelas.

A concentração de talento neste programa era maravilhosa, como uma versão de "Not Ready for Prime Time Players." Christopher Lloyd, que fez o mecânico Reverend Jim, saiu para estrelar os filmes "De volta para o futuro", e também para ser o Klingon em "Jornada nas Estrelas III: A busca por Spock."

A versão original do programa aconteceu por 12 temporadas, e trouxe a frase "Book 'em, Danno" para o vocabulário popular. A música tema, um tom Havaiano contagioso, é uma das músicas tema TOP de todos os tempos.

Dado seu impacto na cultura pop, deve ser difícil de imaginar que o original aconteceu somente por duas temporadas. Fato engraçado: o renomado dublador e voz de Bugs Bunny, Mel Blanc, dublou Cosmo Spacely, chefe do George.

Baseado na série de livros, esta série foi um recorte do que seria a vida fronteiriça. A estrela Michael Landon era como um pai substituto para as crianças no set de filmagem, e o programa ainda cresce em reprises.

A abertura desse programa, narrado pelo legendário Macdonald Carey, não é a única coisa duradoura sobre o programa. Não muito tempo atrás, celebraram seu episódio 12.000

Com seu cigarro sempre presente, chapéu sovado e capa de chuva enlameada,Columbo de Peter Falk era a antítese do detetive de tv. Sua "Mais uma pergunta" nunca significou coisas boas para quem estavas sendo questionado.

"As God is my witness, I thought turkeys could fly." Esta é apenas uma das frases clássicas deste programa, que trouxe Dr. Johnny Fever e Venus Flytrap para a ficção.

Antes de se tornar um programa que nos deu "jumped the shark" como uma metáfora de fracasso de seriados, este programa dominou os anos 70. Um simples conto de um garoto de ensino médio com uma colega super legal e amigos bobos que se juntavam na lanchonete local, ganhou Emmys e fez estrelas de seu grande elenco jovem.

Ricardo Montalban trouxe uma misteriosa leveza ao papel do chefão da ilha, Sr. Roarke. Uma remontagem no anos 2000 trouxe Malcolm McDowell ao papel, mas não pegou.

Esta pegada no estilo dos anos 60 coloca um esquadrão de policiais descolados, multirraciais e de igualdade de gênero para lutar contra o crime. Ganhou um Globo de Ouro e durou 5 temporadas.

Trazendo a comédia para um hospital militar pode parecer uma ideia boba, mas funcionou primeiro para um filme e então para a série de longa duração. O último episódio da série ainda é o programa não esportivo de maior audiência de todos os tempos.

Existiram diversos mordomos de seriados famosos ao longo dos anos, mas Mr. French deve ser o melhor de todos. Neste programa, ele e o animado solteirão acabam cuidando de três crianças, com resultados hilários.

A fita deve ter se auto destruído em poucos segundos, mas o programa teve pernas. Ele evoluiu em uma série de filmes rendendo bilhões estrelando Tom "Eu faço todos as minhas proezas" Cruise.

Esta comédia cassadora de Emmys quebrou barreiras, ajustou estereótipos e infureceu preconceituosos de todos os estilos. Carroll O'Connor nos fez amar e odiar Archie Bunker tudo ao mesmo tempo, e nos fez olhar para nossos preconceitos.

Antes de "Saturday Night Live", existiu o Carol Burnett, com um elenco cheio de super estrelas da comédia e acumulando mais de duas dúzias de Emmys. Ao final de cada episódio, ela puxava o lóbulo de sua orelha. Aquele era um sinal para sua avó que tudo estava certo e que ela estava bem.

A Feiticeira era, no seu âmago, um seriado bobo. No entanto, o acréscimo de feitiçaria permitiu muitas possibilidades cômicas, especialmente com Agnes Moorhead (e Shirley MacLaine) fazendo de madrasta travessa.

Red Skelton fez uma das mais bem sucedidas transições do rádio para a TV com seu programa de variedade. Ela durou duas décadas, principalmente na CBS, apesar de começar e terminar na NBC.

Explore mais quizzes

Sobre esse quiz

Quando se fala de televisão, algumas vezes pensamos que já vimos de tudo. Bom, para este quiz, você precisa ter assistido muitos programas dos anos 60 para conseguir ter sucesso. A televisão nos Estados Unidos nos anos 60 foi o tempo em que a Era de Ouro da televisão estava terminando; um período em que a televisão ao vivo estava dominando o país. No início dos anos 60, os diretores do mundo da televisão não estavam satisfeitos e, pelos primeiros dois anos da década, foram transmitidos programas inferiores .

Com o passar do tempo, conceitos mais inovadores surgiram, programas e peças para televisão como Cinderela e Peter Pan foram lançados. Nos anos 1970, a TV passou por uma mudança significante, e não somente nos EUA. Programas humorísticos que foram populares nos anos 60 não estavam tão bem sucedidos, e os diretores procuraram por um mercado mais novo, jovem e descolado. As novelas estavam a todo vapor, apareceram programas médicos e concursos começaram a dominar. Infelizmente, os faroestes não eram mais tão interessantes (algo atribuído à tv colorida), programas para o mundo rural morreram e programas como o Ed Sullivan Show foram cancelados.

A televisão hoje ainda é muito parecida com o que era antes, mas com uma mexida. Mas você tem conhecimento suficiente sobre o que existiu para conseguir todas as respostas corretas deste quiz? 

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!