Você consegue identificar essas marcas de carro a partir de seus logos?

Por: Bambi Turner

O primeiro logotipo da Shell usado no início de 1900 lembrava uma concha de mexilhão básica vista de cima. Em 1909, a empresa estava usando uma imagem em preto e branco de uma concha de vieira. Não foi até 1948 que a concha foi colorida de vermelho e amarelo.

A Chevron originalmente usava um logotipo muito diferente do que você vê hoje. Era uma imagem da natureza, mostrando o progresso da indústria na forma de poços, minas e fundições. Quando a empresa se fundiu com a Standard Oil em 1931, o emblema vermelho, branco e azul em forma de V tornou-se sua marca registrada padrão.

Não há dúvidas sobre o emblema da Lamborghini, com seu esquema de cores preto e dourado de luxo e o logo do touro. A imagem foi inspirada no fundador da empresa, Ferrucio Lamborghini - um Touro - que usou o Zodíaco para ajudá-lo a desenvolver a imagem perfeita para sua nova empresa automobilística.

A Valvoline vem vendendo óleo lubrificante à base de petróleo desde, pelo menos, 1866. Mas foi depois dos anos 60 que a empresa começou a usar seu famoso logotipo V vermelho e azul, a tempo de coincidir com o desenvolvimento do óleo de corrida VR1 da Valvoline.

Ao contrário do boato, o logotipo da BMW não representa uma hélice de avião. Em vez disso, o padrão azul e branco foi inspirado na bandeira da Baviera. A empresa conta com o mesmo design de logotipo desde 1917, com mudanças mínimas desde então.

Armor All começou em 1972 como um produto chamado Trid-on - que é "No Dirt" soletrado para trás. Hoje, os produtos de tratamento e lavagem de carro são marcados com um logotipo com um Viking armado com uma espada poderosa.

O logotipo da Porsche, com seu cavalo dourado, vermelho e laranja, surgiu em 1952. A história do logotipo é desconhecida, embora Stuttgart, na Alemanha - onde a empresa foi fundada - seja conhecida por seu legado de criação de cavalos.

A empresa de carros de luxo Cadillac usou pelo menos três dúzias de logos desde o início do século XX. Todos incorporam o brasão de La Sieur Antoine De La Mothe Cadillac, incluindo uma versão esticada do logo que estreou em 2014.

O fabricante de automóveis de luxo japonês Infiniti usa o mesmo logotipo desde 1989. Enquanto alguns vêem um pico de montanha, o V invertido no logotipo realmente simboliza a estrada que se estende à frente e em direção ao horizonte.

Fiat estreou em 1899 com um logotipo extremamente elaborado - suas bordas intrincadas se assemelhavam a peças de quebra-cabeça. Desde então, a empresa incluiu seu nome em várias formas para formar seu logotipo. Todos estes têm uma coisa em comum, no entanto - o A em Fiat tem uma forma distinta.

O infame Standard Oil foi fundado em 1870 por John D. Rockefeller. Durante anos, a empresa usou um logotipo vermelho, branco e azul com uma tocha central como logotipo. A tocha iluminada tinha um duplo significado - mostrando a necessidade de combustível para fornecer luz, bem como iluminar metaforicamente o caminho para um futuro melhor.

A Yokohama Tires começou como uma parceria com B.F. Goodrich em 1917. Com sede em Tóquio, a empresa usa uma letra vermelha gigante Y como logotipo - com o Y dividido em linhas paralelas para se assemelhar à face de rolamento de um pneu.

Aston Martin é bem conhecida por seu logotipo de asas, que é suave, sutil e refinado. Quando a empresa começou, no entanto, usava um design totalmente diferente - as letras A e M entrelaçadas dentro de um círculo.

A Ferrari usou pela primeira vez o logotipo do cavalo negro em 1923. A história conta que Enzo Ferrari viu o design no avião de um piloto de combate da Primeira Guerra Mundial. A mãe do piloto sugeriu que o logotipo traria sorte, então Ferrari optou por usá-lo em seus carros.

A Dunlop começou em 1896, quando John Dunlop quis criar uma experiência de ciclismo mais confortável para o seu filho. O logotipo D da empresa foi lançado em 1959 e agora usa um esquema de cores vermelho e preto.

Não, o T no logotipo da Tesla não representa o nome da empresa. Em um tweet de 2012, Elon Musk confirmou que na verdade representa uma seção transversal do motor elétrico. A própria empresa, é claro, é nomeada em homenagem ao atual gênio de AC, Nikola Tesla.

A Peugeot usou um leão em seu logotipo desde que a empresa começou em 1905. O primeiro logotipo apresentava um leão atravessando uma flecha, enquanto um perfil de leão mais simples foi introduzido em 1948.

Alfieri Maserati fundou sua famosa empresa automobilística na Itália em 1914. Para seu logotipo, ele escolheu um tridente, que ele arrancou da Fonte de Netuno na Plaza Maggiore de Bolonha.

Aquele cavalo alado do logo da Mobil é um Pégasus e remonta à mitologia grega. Segundo a lenda, Pegasus surgiu do pescoço da Medusa depois que sua cabeça foi cortada por Perseus. O logotipo remonta a 1911. A fusão da Mobil com a Exxon foi finalizada em 30 de novembro de 1999.

É difícil encontrar algo mais legal que o logotipo da Alfa Romeo. Consiste em uma cruz vermelha - um símbolo da cidade de Milão - e um homem emergindo das garras de uma cobra.

Carroll Shelby fundou sua empresa automobilística em 1962 para criar automóveis de alto desempenho. Famosa por modelos como o Shelby GT350 Mustang, o Shelby Dakota e Daytona, Shelby escolheu uma imagem perversa de uma cobra como seu logotipo.

A Ford tem seus próprios logotipos, mas o Mustang também tem um emblema exclusivo. O distintivo do cavalo selvagem correndo no Mustang está em uso desde 1964 e inclui um fundo vermelho, branco e azul para enfatizar que o carro é All American.

O Dodge Demon é uma variante do Dodge Challenger SRT Hellcat que saiu em 2017. Seu emblema é um demônio verdadeiramente perverso, completo com chifres e presas.

Há rumores de que o logotipo da Chevrolet foi inspirado por papel de parede em um hotel em Paris. A esposa do fundador Billy Durant mais tarde contestou isso, alegando que a imagem da gravata borboleta veio de um anúncio que seu marido viu em um jornal enquanto estava de férias na Virgínia em 1911.

Os irmãos Louis, Marcel e Fernand Renault começaram a sua icônica fábrica de automóveis em 1900, usando uma combinação de suas iniciais como logotipo. Em 1925, a empresa mudou para o logotipo clássico em forma de diamante que eles ainda usam hoje.

A Sinclair Oil montou uma exposição educacional baseada em dino na Feira Mundial de 1933 em Chicago. Foi tão popular que a empresa começou a usar um dinossauro - um brontossauro para ser específico - como seu mascote para postos de gasolina, hotéis e refinarias.

O Impala tem um emblema próprio além do tradicional logotipo da Chevrolet. Porque tem o nome de um antílope Africano - ou Impala - a marca usa uma imagem desta criatura como parte da marca para este modelo.

A Hankook é uma empresa de pneus de Seul cujo nome se traduz em "Pneus Coreanos". Desde 2004, a marca usa um logotipo estilizado de pneus laranja - que parece estar voando ou criando asas - para representar seus produtos.

A Audi começou em 1932, quando quatro empresas automobilísticas alemãs se uniram. Em 1985, a empresa adotou seu logotipo de quatro anéis, com cada um dos anéis representando uma dessas quatro empresas originais.

Nos anos 1920 e 30, os carros Jaguar foram vendidos sob o nome Standard-Swallow, com um logotipo "SS" em negrito. Após a Segunda Guerra Mundial, todo o conceito de qualquer coisa associada à SS caiu em desgraça, então a empresa mudou para a onça familiar que você vê hoje.

A Gordon-Keeble era uma empresa automobilística britânica que fabricava grandes veículos de turismo nos anos 60. Quando uma tartaruga apareceu na cena durante uma sessão de fotos da empresa um dia, a gerência decidiu que uma tartaruga seria o logotipo perfeito para a marca. Talvez seja por isso que eles não foram tão bem sucedidos.

A Dodge produz seu icônico esportivo Viper desde 1991. Cada edição recebeu sua própria versão do emblema da cobra, incluindo rascunhos conhecidos como Sneaky Pete, Fangs e Stryker.

A Toyota usa um trio de elipses sobrepostas como logotipo desde 1990. Segundo o site da empresa, as formas interligadas representam a unificação da empresa e de seus clientes, enquanto o espaço em branco representa espaço para melhorias futuras.

O logotipo da Bosch é mundialmente famoso, mas pode não fazer muito sentido para você se você não tiver uma mente científica. A Bosch inventou uma fonte de ignição elétrica inicial conhecida como magneto. A forma do logotipo da Bosch vem de uma parte do magneto conhecida como a armadura.

A Soichiro Honda iniciou sua famosa empresa de automóveis em 1948. Desde então, a empresa usa uma letra H como seu logotipo.

Versões fracionadas do Dodge Charger e do Challenger SRT são vendidas com o nome Hellcat. O logotipo mostra um felino agressivo e o nome vem de um grupo de pilotos de caça da Marinha na Segunda Guerra Mundial.

O Chevrolet Corvette tem seu próprio emblema, além da tradicional gravata Chevy. Consiste em um par de bandeiras cruzadas. Uma das bandeiras é quadriculada, enquanto a outra é geralmente marcada com uma flor de lis do timbre da família de Louis Chevrolet.

A Texaco começou como The Texas Company em 1901, eventualmente fundindo-se com a Chevron em 2007. Seu logotipo consiste em um círculo vermelho com uma estrela branca dentro - que representa o Estado da Estrela Solitária do Texas.

Aquele pé alado representa a Goodyear Tire Company. O fundador Frank Seiberling tinha uma estátua do deus romano Mercurio em sua casa. Inspirado pela estátua e seus pés alados, ele propôs a imagem como o logotipo de sua nova empresa em 1900.

Acredite ou não, o homem semelhante a um marshmallow da Michelin tem um nome. É Bibendum, e ele é uma das marcas mais antigas do mundo. A idéia deste logotipo veio dos irmãos Michelin, que projetaram a famosa imagem em 1894, inspirada em uma pilha de pneus que se assemelhavam a um homem sem braços.

Explore mais quizzes

Imagem: Pixabay/János Tamás & The Car Spy via Wiki Commons

Sobre esse quiz

Não há como negar que os EUA são conhecidos por sua cultura automobilística, e os americanos estão dispostos a gastar muito dinheiro em seus veículos. No início de 2018, o veículo novo médio custava em torno de US $ 36.700, e cada família americana gastava em média US $ 9.000 por ano em custos de transporte.

No entanto, os carros são muito mais do que o dinheiro que gastamos com eles, ou até mesmo uma maneira de ir de um lugar para outro com segurança. Os carros estão enraizados na própria cultura da sociedade americana. É por isso que slogans como "Built Ford Tough" ou "Like a Rock" saem da língua com tanta facilidade. É por isso que ver um simples Chevrolet pode lembrá-lo de "Ver os EUA ... em seu Chevrolet", ou uma viagem em um Honda antigo pode lembrá-lo de "O Poder dos Sonhos".

Vamos enfrentá-lo - ninguém faz marketing e branding como a indústria automotiva, e que a proeza de publicidade não termina com veículos. Claro, você provavelmente pode reconhecer muitos logotipos de carros sem suar a camisa, mas pode se surpreender ao descobrir que esse conhecimento não termina com os carros em si. As indústrias e fornecedores auxiliares trabalham tão duro quanto as empresas automobilísticas para tornar seus produtos reconhecíveis e memoráveis.

É por isso que certos sinais de postos de gasolina dão uma sensação de segurança e confiança, ou porque você se sente confortável gastando centenas em pneus de marca, ou um certo tipo de óleo de motor. Você acha que pode identificar empresas de carros populares e marcas relacionadas a automóveis usando apenas seus logotipos? Faça nosso quiz para descobrir!

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!