Você consegue nomear o programa de TV dos anos 70 a partir de sua música-tema?

Bambi Turner

"Goodbye gray sky, hello blue. There's nothing can hold me, when I hold you."

Depois de usar "Rock Around the Clock" como tema musical por alguns anos, "Happy Days" mudou para esta música, com seu refrão de "These days are ours". Transmitida de 1974 a 1984, a série apresentou os espectadores a Richie Cunningham, seus amigos Ralph, Potsie e Fonzie - ah, e Scott Baio como Chachi.

"Boy, the way Glenn Miller played, songs that made the 'Hit Parade.' Guys like us we had it made, those were the days."

De 1971 a 1979, "Tudo em Família" foi um dos mais amados, mas mais controversos, programas na TV. Fãs assistiram Archie Bunker e sua esposa, Edith, que abriam cada episódio sentados ao piano cantando a música tema do programa.

"Here's the story of a lovely lady who was bringing up three very lovely girls."

"A Família Sol-Lá-Si-Dó" apresentou os telespectadores a uma família feliz, não convencional, na forma dos Bradys nos anos 70, quando a adorável Carol conheceu um homem chamado Brady e eles criaram seus seis filhos juntos. Apesar das bolas de futebol no nariz e de um cachorro que desapareceu misteriosamente depois de uma ou duas temporadas, o alegre programa foi um enorme sucesso da cultura pop, gerando spin-offs e filmes de TV por décadas depois que foi ao ar.

"Come and knock on our door. We've been waiting for you."

"Um é Pouco, Dois é Bom e Três é Demais" foi exibida de 1976 a 1984. A série divertida apresentou ao mundo Jack Tripper, um homem forçado a fingir que era gay para poder viver em paz com duas companheiras de quarto platônicas. A série estrelou o falecido John Ritter em um de seus papéis mais amados.

"Who can turn the world on with her smile? Who can take a nothing day and suddenly make it all seem worthwhile?"

"Mary Tyler Moore" foi uma virada de jogo, com uma mulher solteira trabalhando sozinha na cidade grande. Enquanto a série era ao mesmo tempo divertida e revolucionária, o espectador médio provavelmente tem as memórias mais fortes da música tema, que termina com Mary jubilantemente jogando o chapéu para o alto.

"We're moving on up, to the East Side, to a deluxe apartment in the sky."

Com a sitcom dos anos 70, "The Jeffersons", os telespectadores viram Sherman Hemsley como George Jefferson, um sucesso na lavagem a seco que ganhou dinheiro suficiente para levar sua família para um apartamento de luxo no East Side. Parece que George e Weezie finalmente venceram na vida.

"Once upon a time, there were three little girls who went to the Police Academy."

O drama dos anos 70 "As Panteiras" não tinha exatamente uma música tema, mas cada episódio começava com um misterioso homem chamado Charlie dizendo aos espectadores como ele conheceu seus anjos. O programa contou com três belas detetives que de tão grandes na cultura pop inspiraram um filme de 2000 estrelado por Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu.

"Keeping your head above water, making a wave when you can."

J.J. e o resto da família Evans teve muita dificuldade em sobreviver nos projetos de Chicago. A família passou por dificuldades - e abuso infantil explícito da jovem Janet Jackson - tudo isso com muita união e amor em família.

"Give us any chance, we'll take it. Read us any rule, we'll break it. We're gonna make our dreams come true, doin' it our way."

Você pode não saber o que é um schlimazel, mas provavelmente reconhece essas letras de "Laverne & Shirley". Esta série é sobre duas garotas solteiras vivendo na cidade e trabalhando em uma cervejaria. Foi exibido entre 1976 e 1983. (A propósito, um schlimazel é uma pessoa sem sorte).

"Baby, if you ever wondered, wondered whatever became of me."

"Estou vivendo no ar em Cincinnati. Cincinnati WKRP." Esta sitcom dos anos 70 apresenta uma estação de rádio chata que faz a mudança para o Top 40, levando Les Nessman, Venus Flytrap, Jennifer Marlowe e outros personagens clássicos pelo caminho.

"Keep Manhattan, just give me that countryside."

Em "O Fazendeiro do Asfalto", um magnata de Nova York e sua esposa deixam a cidade grande para trás para viver no campo - ela menos disposta do que seu marido. Enquanto Oliver e Lisa se fixam em O Fazendeiro do Asfalto, eles são forçados a se adaptar à vida no campo, incluindo um porco surpreendentemente humano chamado Arnold Ziffel.

"Now the world don't move to the beat of just one drum. What might be right for you may not be right for some."

Quando sua mãe morre, Arnold e Willis Jackson são enviados para viver com o rico Sr. Drummond em "Arnold". O programa inclui muitas lições sobre vida, raça e infância, mas vamos ser honestos - provavelmente é mais lembrado por uma certa frase: "Que papo é esse Willis??"

"Come and listen to my story 'bout a man named Jed, a poor mountaineer, barely kept his family fed."

Quando Jed Clampett acha ouro em seu próprio quintal, ele e a família fazem as malas e vão para Beverly Hills, é isso mesmo. Os espectadores deste seriado dos anos 60 e 70 foram tratados com palhaçadas hilariantes enquanto a família Clampett lutava para se ajustar à vida entre a classe endinheirada.

"Hello world, here's a song that we're singin'. Come on, get happy."

Seja honesto - você assistiu "A Família Dó-Ré-Mi" pelas grandes histórias e pelos macacões de veludo, ou estava apenas se apaixonando por David Cassidy? O programa é sobre uma família que forma uma banda itinerante e dirige um ônibus psicodélico, foi transmitido em quatro temporadas, de 1970 a 1974.

"There's a new girl in town with a brand new style. She was just passing through, but if things work out, she's gonna stay awhile."

Quando o marido morre, Alice arruma as malas e vai para Hollywood. Quando seu carro quebra no Arizona, ela é forçada a sustentar ela e seu filho, trabalhando como garçonete no Mel's Diner. Esta comédia clássica dos anos 70 foi transmitida de 1976 a 1985 e usou a música tema "There's a New Girl in Town".

"Makin' their way, the only way they know how. Well, that's just a little bit more than the law will allow."

Estreando em 1979, "Os Gatões - Uma Nova Balada" apresentou dois bons e velhos garotos. Embora Bo e Luke Duke nunca quisessem provocar danos, isso não os impediu de entrar em muitas confusões e destruir muitos carros antes do programa terminar em 1985.

"You take the good, you take the bad, you take them both, and there you have..."

Um spin-off de "Arnold", "Vivendo e Aprendendo", contou a história de Blair, Jo, Natalie e Tootie enquanto estudantes em um colégio interno. Foi a Sra. Garrett, interpretada por Charlotte Rae, que ensinou as meninas e seus colegas sobre os fatos da vida nesta amada série.

"This is life, the one you get, so go and have a ball. This is it, straight ahead and rest assured you can't be sure at all."

O seriado dos anos 70 "One Day at a Time" era baseado em uma mãe solteira tentando criar duas meninas adolescentes. O programa, que estrelou Mackenzie Phillips e Valerie Bertinelli, foi tão popular que teve uma versão da Netflix em 2017 com um elenco totalmente latino-americano.

"Come ride the little train that is rolling down the tracks..."

Quem não assistiria a um programa sobre três moças bonitas que nadavam nuas na caixa d' água local e um pequeno proprietário de hotel que praticamente dirigia as linhas de trem locais? O "Petticoat Junction", foi transmitido de 1963 a 1970, fez parte do renascimento rural que incluiu também espetáculos como "O Fazendeiro do Asfalto" e "A Família Buscapé".

"Set a course for adventure, your mind on a new romance."

"Venha a bordo, estamos esperando por você." Estreando em 1977, "O Barco do Amor" envolveu os telespectadores em cruzeiros de formação de casais a bordo do Pacific Princess. Essa série tola era caracterizada por conter muitas risadas, grandes estrelas convidadas e uma premissa brega, mas divertida que manteve os telespectadores sintonizados dos anos 70 até 1987.

"Well the names have all changed since you hung around, but those dreams have remained and they've turned around."

Quando Gabe Kotter retorna à escola, ele tem a difícil tarefa de ensinar um grupo de garotos rebeldes chamados Sweathogs. John Travolta aparece na série dos anos 70 como Vinnie Barbarino, líder dos Sweathogs em "Welcome Back, Kotter."

"Fighting for your rights, and the old red, white and blue."

Os anos 70 assumem esta personagem super-heroína clássica estrelado por Linda Carter como a mulher com um traje revelador Mulher Maravilha. Na série, uma princesa amazona chamada Diana resgata um piloto caído. Com seu laço dourado ao seu lado, ela voa para Washington, D.C. em um avião invisível e usa seus poderes especiais para espancar bandidos.

"Lady Godiva was a freedom rider, she didn't care if the whole world looked. Joan of Arc with the Lord to guide her, she was a sister who really cooked."

"Maude" estreou em 1972 e estrelou Bea Arthur como uma mulher forte e franca que vive em Nova York. A música tema do programa "And Then There's Maude", tentou capturar seu espírito audacioso, comparando-a a Joana D'Arc, Lady Godiva e Betsy Ross.

"I'm so glad we had this time together, just to have a laugh or sing a song."

"The Carol Burnett Show" foi uma comédia de humor que durou de 1967 a 1978. Embora não tenha exatamente um tema de abertura, Burnett terminava cada episódio cantando: "Estou tão feliz por termos tido esse tempo juntos". uma música escrita pelo marido.

"Marshall, Will and Holly, on a routine expedition, met the greatest earthquake ever known."

No ar de 1974 a 1977, "O Elo Perdido" foi uma série de ficção científica sobre uma família que foi mandada de volta no tempo para a era dos dinossauros. Os fãs receberam um tratamento nostálgico quando foi transformado em um grande filme em 2009 estrelado por Will Ferrell.

"Hey there, where ya goin'? Not exactly knowin'. Who says you have to call just one place home?"

De 1979 a 1981, "As Aventuras de B.J." aproveitou a tendência do rádio CB que envolvia a nação, para um programa sobre um caminhoneiro experiente chamado B.J. McKay, que pega um parceiro na estrada. Seu parceiro? Um chimpanzé. Nomeado Urso. Sim, provavelmente não é surpresa que o programa tenha durado apenas três temporadas.

"It's time to put on makeup. It's time to dress up right. It's time to raise the curtain..."

É difícil acreditar há quanto tempo os Muppets encantam os telespectadores. A série dos anos 70, Muppet Show, estreou em 1976 e chegou aos anos 80, apresentando favoritos como Caco e Miss Piggy, entrevistando uma série de artistas convidados, tanto ao vivo quanto as marionetes.

"Hey you guys! We're gonna turn it on. We're gonna bring you the power."

"The Electric Company" foi um programa divertido e educativo para crianças que não estavam mais interessadas em Garibaldo e na turma de "Vila Sésamo". Esta comédia de sketchs dos anos 70 foi concebida para entreter e educar, ensinando às crianças tudo, desde a leitura à gramática, às habilidades sociais e muito mais.

"I'm a little bit country, and I'm a little bit rock and roll. I'm a little bit of Memphis and Nashville, with a little bit of Motown in my soul."

Depois que a família Osmond fez sucesso nos anos 60, os irmãos Donny e Marie organizaram sua própria série de variedades de 1976 a 1979. Além do tema de abertura country / rock, a dupla cantou, dançou e protagonizou uma comédia de sketchs.

"Truer than the red, white and blue ... That's me and you."

Embora agora seja mais lembrado como o programa que inspirou "Dias Felizes", "O Jogo Perigoso do Amor" foi realmente um enorme sucesso nos anos 70. Esta série apresentava uma mistura de comédia e drama, com um elenco de personagens em constante mudança e uma música tema interpretada pelos Cowsills durante a primeira temporada.

"See her tug her ear, we'll see her disappear."

Archie Comics tem tido fãs de entretenimento por décadas, e o personagem de Sabrina Spellman foi apresentado à série em 1962. A bruxa adolescente teve sua própria série animada em 1971, que durou quatro temporadas e inspirou alguns spin-offs de sua autoria.

"Friends forever, ask anyone in this town. When you're in a tussle, need some muscle, I'll be there at your side."

"Bons Rapazes" só foi ao ar de 1968 a 1970, mas foi memorável por duas coisas importantes; primeiro, por sua música pop pura com letras doces de amizade; e segundo, pelo fato de ser estrelado por Bob Denver. Embora ele nunca tenha reproduzido o sucesso de "Gilligan's Island", vê-lo em "Bons Rapazes" permitiu aos telespectadores a chance de visitar um velho amigo.

"Ladies and gentlemen, the story you are about to see is true. Only the names have been changed to protect the innocent."

Embora não tivesse exatamente uma música tema, "Dragnet" teve um tema de abertura muito memorável. Depois do som de um telefone tocando, os telespectadores eram informados em tom sombrio de que a história que estava por vir era verdadeira. Este clássico estrela Sargent Joe Friday e ele está apenas procurando os fatos, minha senhora.

"Everybody shout! Come on now, sing out!"

"Os Monstros Camaradas" era um spinoff de "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira", que era em si um spinoff de "A Turma do Archie". Esta série muito bobinha era focada em uma gangue de monstros animados que vivem em uma pensão e que tocam música em seu tempo livre.

"Sweepin' the clouds away, on my way to where the air is sweet."

Saia da frente, Elmo! Quando "Vila Sésamo" estreou em 1969, apresentava um elenco muito menor de bonecos protagonizando paródias e músicas. Na época, Oscar Grouch e Garibaldo eram os únicos regulares. O programa expandiu-se desde então, com novos amigos como Abby Cadabby e o Count se juntando ao grupo.

Explore mais quizzes

Imagem: subjug/E+/Getty Images

Sobre esse quiz

Você lembra da história de um homem chamado Jed, um apartamento de luxo no céu, ou que se sentou ao lado do piano para cantar "Those Were the Days"? Sabe qual série abriu com um "Schlemiel, Schlimazel", um pouco de country, ou uma batida na nossa porta? Faça o nosso quiz para testar o seu QI nas músicas-tema dos anos 70!

Considerando que as paradas musicais dos anos 70 eram regidas pela disco - desculpe Bee Gees - e cantores e compositores folksy, é fácil esquecer que a década também produziu uma série de músicas cativantes da TV. À medida que os telespectadores sintonizavam semana após semana, essas músicas entranharam-se na cabeça dos fãs, então, embora você provavelmente não consiga se lembrar de cada episódio de "A Família Sol-Lá-Si-Dó", são necessárias apenas algumas poucas notas de abertura para você lembrar que o programa está prestes a começar, e talvez você não se lembre do nome do chefe de Mary ou de onde ela trabalhou, mas provavelmente sabe de cara "who can turn the world on with her smile".

Mas e se nós tirássemos as músicas e apenas lhe dermos as letras? Você é um especialista em TV dos anos 70 que consegue identificar a série apenas com a letra da música tema? Faça nosso quiz para descobrir!

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!