Quiz: Você consegue identificar essas ferramentas de carpintaria por uma foto?
Tópicos
Você consegue identificar essas ferramentas de carpintaria por uma foto?
Por: B. Turner
Image: Shutterstock

Sobre esse quiz

Você consegue diferenciar uma serra circular de uma serra tico-tico, ou um esquadrado de um medidor de umidade? Sabe quando usar uma serra de bancada ou quando usar uma tupia, ou o que uma serra de esquadria foi projetada para fazer? Se você se considera um mestre carpinteiro, faça nosso teste para provar que é capaz de identificar as ferramentas certas para o trabalho!

Carpintaria é um dos mais antigos ofícios de todos os tempos. O homem pré-histórico usava cinzéis rudimentares para moldar itens de madeira, e os antigos egípcios esculpiam camas e outros móveis de madeira a partir de árvores caídas. Enquanto nossos ancestrais tiveram que trabalhar duro para fazer a madeira assumir a forma e as propriedades desejadas, ferramentas modernas facilitam muito o trabalho.

Você também pode se surpreender ao saber há quanto tempo o homem descobriu como fazer algumas das ferramentas de carpintaria mais populares. Locais medievais revelam evidências de plainas manuais usadas por construtores há quase mil anos, e as primeiras serras circulares estavam sendo desenvolvidas exatamente quando os Estados Unidos estavam sendo formados como uma nação independente. Desde então, muitas ferramentas tradicionais foram aprimoradas à medida que os materiais e métodos mudaram com o tempo, mas os princípios básicos da marcenaria permanecem enraizados na tradição.

Acha que sabe quais as ferramentas necessárias para construir móveis, armários ou acabamentos? Prove seu conhecimento de carpintaria com este quiz!

1 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Um bom carpinteiro sabe que você sempre mede duas vezes e corta uma vez. Uma fita métrica de qualidade se tornará uma de suas ferramentas mais utilizadas no canteiro de obras.

2 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

O cinzel é uma das mais antigas ferramentas de carpintaria conhecidas. Disponíveis em várias formas e tamanhos, eles são usados ​​para esculpir madeira à mão. Cinzeis são úteis para preparar portas para dobradiças, ou para criar móveis e aparar.

3 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Sejamos francos, não importa quão bom seu trabalho é, vai ficar mal para seus clientes se tudo não for alinhado corretamente. Os níveis usam pequenas bolhas de ar para que você saiba quando as prateleiras, molduras e acabamentos estão uniformes e paralelos ao chão.

4 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Chaves de fenda tem uma ponta reta simples para uso com parafusos padrão. Elas foram substituídas em muitas aplicações por chaves de fenda de cabeça Phillip, que têm uma ponta em forma de cruz.

5 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Você pode fazer apenas um pouco de trabalho de carpintaria com suas próprias mãos. As braçadeiras seguram pedaços de madeira enquanto você trabalha nelas ou seguram duas peças de material juntas o tempo suficiente para que a cola seque completamente. Eles vêm em um design em forma de C simples para pequenos espaços, bem como modelos de canto, tubo e paralelo.

6 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

As pessoas têm cortado madeira com serrotes desde há milhares de anos. Versões transversais podem ser usadas para cortar contra a fibra da madeira, enquanto as serras de corte são usadas para cortar ao longo da fibra.

7 of 42

Já tentou pendurar uma prateleira ou uma foto? Se você simplesmente parafusar no drywall, provavelmente não vai ficar muito tempo. Um detector de vigas usa ímãs ou eletricidade para localizar as vigas de madeira que se escondem atrás do drywall para que você possa anexar itens com segurança diretamente aos parafusos.

8 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Um cavalete é um equipamento versátil para carpinteiros. Você pode encostar a madeira contra um único cavalete enquanto corta, ou usar dois cavaletes e uma folha de compensado para criar uma mesa de trabalho portátil no campo.

9 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Um martelo com unha tem uma superfície plana em uma das extremidades que serve para bater em pregos e na outra uma curva dividida para removê-los. Tire um tempo para testar modelos diferentes para encontrar um que não seja apenas confortável, mas que tenha o equilíbrio certo quando você o balançar.

10 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

O excesso de umidade é uma má notícia para os proprietários, devido à forma como a umidade afeta os materiais de construção, como madeira ou drywall. Um medidor de umidade é uma ferramenta útil para os carpinteiros detectarem o excesso de umidade e para detectar e corrigir problemas antes que se tornem dispendiosas dores de cabeça.

11 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Os estiletes são uma ferramenta com várias utilidades que os carpinteiros podem usar para retirar um pedaço de drywall, ou para cortar calefação ou tinta velhas durante renovações. Estas ferramentas também são úteis para abrir pacotes difíceis, e ele pode ser útil para se ter por perto, mesmo quando você não está fazendo o trabalho em casa.

12 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Um carpinteiro que não consiga limpar o local de trabalho depois de terminar um projeto dificilmente terá clientes fiéis. Entre pó de madeira e areia de drywall, o trabalho de carpintaria deixa muita bagunça para trás. Um aspirador básico permite que você não deixe vestígios, resultando em clientes satisfeitos.

13 of 42

As serras circulares usam discos dentados para cortar vários tipos de madeira. Tanto as de mesa como as transversais são tipos de serras circulares.

14 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

As furadeiras tornam muito mais fácil e rápido a remoção e substituição de parafusos do que as ferramentas manuais não motorizadas, como chaves de fenda. Eles vêm com uma grande variedade de bicos para atender às necessidades de várias aplicações, incluindo furos e remoção de fixadores especiais.

15 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

A serra tico-tico usa uma lâmina reciprocante com um mecanismo empurra-puxa. É a ferramenta ideal para criar curvas e detalhes em um pedaço de madeira e pode ser usada em peças muito delicadas com requinte.

16 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

As serras de bancada usam uma lâmina redonda para cortar vários tipos de madeira. Elas variam de unidades de bancada, a modelos de empreiteiros mais pesados, a modelos industriais usados para armários ​​em oficinas de madeira.

17 of 42

Serras de esquadria pode fazer cortes mais complexos do que a maioria das outras motosserras, porque elas têm um braço giratório. Esta flexibilidade de corte faz com que as serras de esquadria sejam ideais para cortar coisas como sancas, para que ela se encaixe perfeitamente.

18 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Uma fresa é uma ferramenta de corte elétrica usada para escavar uma seção de madeira. Ele possui uma lâmina que desce ou mergulha abaixo da ferramenta para cortar entalhes e itens de especialidade, como portas de armários.

19 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Se você já se perguntou se realmente precisa usar seus óculos de proteção, faça uma rápida pesquisa no Google para encontrar vídeos e fotos de pessoas que realmente se arrependem de não ter usado aquele óculos de proteção no local de trabalho.

20 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Enquadrar paredes, instalar coberturas ou revestimentos requer um número surpreendentemente alto de fixadores. Claro, você poderia bater cada prego à mão - ou você poderia usar um grampeador para atirar milhares de pregos por dia com menos esforço.

21 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Um esquadro de carpinteiro é uma ferramenta simples em forma de triângulo retângulo. Permite que os carpinteiros determinem rapidamente se os cantos das paredes internas e externas são perfeitamente quadradas.

22 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Escadas permitem que você acesse facilmente áreas que estão fora de alcance. Essa ferramenta é essencial para qualquer carpinteiro que possa estar trabalhando em um telhado ou para refinar um teto.

23 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Uma linha de nível consiste em um pedaço de fio revestido em um pó calcário. Quando esticada e largada em frente a uma superfície, a linha deixa uma linha de giz, o que é útil para colocar ladrilhos, instalar acabamentos ou armários suspensos.

24 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Os carpinteiros trabalham em todos os tipos de condições, e nem sempre há equipamentos elétricos em cada local de trabalho, especialmente nos estágios iniciais de um projeto. Uma extensão permite que você leve energia para onde você precisa para furadeiras e outras ferramentas.

25 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Um compressor de ar é uma peça importante de equipamento para qualquer carpinteiro que utilize ferramentas pneumáticas ou movidas a ar. Coisas como rebarbadoras pneumáticas ou chaves de impacto são comuns entre os carpinteiros.

26 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Uma plaina é uma peça de equipamento especializada de carpintaria que é usada para achatar a superfície de um pedaço de madeira. A madeira também pode ser alimentada através de uma plaina para endireitar uma aresta irregular ou não quadrada.

27 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Uma furadeira de pressão é uma furadeira fixa montada em um suporte ou mesa. Ele pode ser encontrado em muitas oficinas de madeira, onde é usada para cortar e perfurar buracos, bem como lixar e polir madeira usando brocas e acessórios.

28 of 42

Uma plaina de espessura é uma máquina que é semelhante a uma plaina, mas oferece uma diferença fundamental. Depois que uma plaina achata uma folha de madeira, a plaina elétrica garante que a madeira tenha espessura igual de ponta a ponta.

29 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Um torno mecânico é usado para girar madeira. Ele pode variar de muito pequenos, como as versões usadas para girar uma caneta, até modelos maiores usados ​​para girar coisas como pernas de mesas ou cadeiras.

30 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Há uma boa razão pela qual os capacetes de proteção são necessários em tantos locais de trabalho; queda de ferramentas, mesmo pequenas, podem causar uma incrível quantidade de dano se você tiver o azar de uma cair em sua cabeça. Não tente o destino - use seu capacete de proteção sempre que estiver no canteiro de obras para se proteger.

31 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Por toda a atenção dada aos óculos de proteção, capacetes de proteção e botas de bico de aço, as luvas de segurança recebem surpreendentemente pouca atenção. Os carpinteiros devem investir em luvas de qualidade para proteger as mãos de lascas, cacos de metal e produtos químicos usados ​​em manchas e acabamentos.

32 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Uma grosa é uma ferramenta útil para o cinto de ferramentas de qualquer carpinteiro. Ela pode ser usada para suavizar rebarbas ou alargar a abertura da placa de batida da porta quando a porta não estiver encaixada corretamente.

33 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Chaves allen também conhecidas como chaves sextavadas, funcionam quase como chaves de fenda, mas são projetadas especificamente para parafusos com cabeças hexagonais. Elas vêm em conjuntos de vários tamanhos e são uma adição útil para qualquer caixa de ferramentas.

34 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Alicates ajustáveis ​​são ajustáveis ​​para agarrar porcas e parafusos de vários tamanhos. Eles são usados ​​para apertar e afrouxar fixadores maiores, e muitas vezes podem substituir um conjunto mais elaborado de chaves para determinados projetos.

35 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Um nível de laser é uma caixa que atira linhas de laser em várias direções para orientar o trabalho. Eles são úteis para uma variedade de projetos de carpintaria, incluindo drywall, pisos, armários e acabamentos.

36 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Espátulas são ferramentas de múltiplos propósitos que consistem em uma ampla lâmina de metal presa a um cabo de madeira ou plástico. Eles são úteis para raspagem e limpeza de massa ou tinta, e muitos carpinteiros os usam para aplicar composto de junção de drywall ou vários adesivos.

37 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Não há nada como um pé de cabra para um trabalho de demolição. O pescoço em forma de cisne oferece excelente alavancagem, enquanto uma divisão no final pode ser usada para puxar pregos e outros fixadores.

38 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Prumos consistem de um peso de metal ligado a um pedaço de corda. Eles são uma ferramenta antiga para transferir medições verticalmente, ou para determinar se uma superfície vertical é perfeitamente perpendicular ao piso.

39 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

A suta é uma ferramenta ajustável com uma lâmina pivotante que pode ser travada em diferentes ângulos. Ele executa muito do mesmo trabalho que o esquadro de um carpinteiro, mas é muito mais portátil e compacta.

40 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

A chave Phillips tem um recuo em forma de cruz na ponta. Esse design é muito mais eficaz do que um design de cabeça chata, pois proporciona uma pegada mais segura para afrouxar e apertar os fixadores.

41 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Muitos carpinteiros trabalham em locais antes que a energia elétrica seja estabelecida. Nesses projetos, é útil ter uma parafusadeira sem fio para que você não esteja executando infinitas extensões para um gerador.

42 of 42
Qual é o nome dessa ferramenta?

Uma serra sabre, comumente referido como um Sawzall após uma versão popular da marca, usa um movimento empurra-puxa para cortar materiais difíceis. É uma ferramenta ideal para cortar buracos na parede de gesso, mas também usada em demolição, ou para cortar vigas de madeira ou tubos de PVC.

Receba uma dica depois de assistir a este pequeno vídeo dos nossos patrocinadores.
sair
Dica:
continuar